Por Thoth, 3º Patriarca Expectante, em seu livro "Degraus para o Infinito"
Naquela noite calórica, já altas horas da madrugada, eu ainda não conseguira conciliar o sono. Levantei-me da cama e fui para a rede na varanda. A diferença de temperatura era acentuada. A tênue claridade de uma Lua crescente produzia luminosidade suave, tendo como fundo o firmamento de um azul escuro pontilhado ainda de estrelas... Ao longo do meu campo visual, no horizonte, via-se nitidamente o contorno das montanhas que fazem parte da Serra do Mar. Observando bem, e com um pouco de boa vontade, podia-se definir a silhueta de uma enorme mulher grávida, com uma grande barriga. Pensei... Eis um parto difícil de ser realizado! Parto? Nascer? Viver e Crescer? Isto me levou a devanear seriamente pela escala da vida e horrorizei-me quando atingi nossa atual civilização, pois, ao vivenciá-la, na minha visão, vieram todos os horrores vividos nos dias atuais: guerras; terremotos, catástrofes, maremotos, ciclones, inundações, doenças epidêmicas e apavorantes, a fome campeando em todos os lugares, miséria, perda de valores morais em todas as camadas sociais, crimes escabrosos, chacinas, vitórias do narcotráfico, as DESCRENÇAS RELIGIOSAS MOTIVADAS PELA EXPLORAÇÃO E CHARLATANISMO. E outros inúmeros itens que poderiam ser citados, cujos, comporiam mais o quadro dantesco do pré-apocalipse...
Tomei um susto tremendo ao deparar-me com a palavra "apocalipse". Caí de joelhos e elevei uma fervorosa prece aos Mestres, suplicando orientação.
Depois de algum tempo uma onda de Paz e confortantes pensamentos me levaram ainda a fazer outro intenso apelo, pedindo elucidação para os Expectantes e possíveis leitores do Semeador, na forma deste alerta.
Mateus. 24:11 - “E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos”.
Mateus. 24:23 - (ss) “Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não deis crédito. Porque surgirão falsos Cristos, falsos Profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que se possível fora, enganariam a muitos. Até os escolhidos”.
Nas atuais conjeturas, onde a incerteza das coisas campeia em todos os setores que compõem nossas vidas, criou-se uma nefasta insegurança nas criaturas humanas, que por estas e outras razões vivemos pulando de galho em galho, numa busca de algo que possa dar certa segurança individual, segurança esta necessária para o lado material, assim como para o espiritual. E, por que não dizer, mais precisamente, segurança COLETIVA? Por este motivo os espertalhões, os enganadores, os charlatões aproveitam as desditas alheias e lançam-se com garras agudas sobre suas vítimas, agrilhoando-as com promessas falazes, as quais não podem cumprir, extorquindo-lhes aquilo que desejam ardentemente para si mesmos - dinheiro, bens materiais etc.
É preciso, pois, mantermo-nos firmes, sem titubear nos nossos propósitos. E para que isso se torne concreto também é necessário estarmos sempre vigilantes, ou seja, EXPECTANTES.
Observai bem a natureza. Ela nos transmite os ensinamentos que muitas vezes desejamos, mas para isso é preciso saber OLHAR com profundidade, minudência e criatividade aquilo que observamos. Toda ela segue um curso, um ritmo de trabalho. Nela não há pressa, e toda a vida que existe nos três Reinos tem seu curso normal, pois a natureza não dá saltos e, se por ventura houve algum, surgiu uma aberração!...
Se extrairmos isto como exemplo, compreenderemos que, na evolução ESPIRITUAL, tudo deve ser feito com PACIÊNCIA, PERSEVERANÇA para ter o progresso, mantendo dessa forma os três “pês” Positivos, e anulando os três “pês” da nulidade, ou seja, a parte Negativa da VIDA: preguiça, presunção e prevaricação, faltando com seus deveres!...
A continuidade atuante em qualquer trabalho, quer seja material ou espiritual, é agraciada pela realização do objetivo proposto, o que redunda no êxito do que foi objetivado.
Sempre tenha FÉ, uma fé eloquente, ardente, fervorosa no que está fazendo, seja o que for, pois aqui está o segredo do seu sucesso. Saiba que com o poder da FÉ, com confiança, podemos fazer grandes coisas. Vejamos o que disse o Nosso Senhor Jesus em Mateus, 17:20 - “Porque em verdade vos digo que, se tivésseis FÉ como do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a esse monte: Passe daqui para acolá; e o monte haveria de passar; e nada vos seria impossível”.
É proveniente a isso que peço para eliminar de seus pensamentos toda e qualquer dúvida no que está fazendo. Ao duvidar do que faz, está abrindo oportunidade para o “Negativo” toldar e tomar os seus pensamentos. Logo, aquilo que antes estava no caminho correto, agora poderá ser desviado, projetando-o para o incorreto. Isso é atuante no material e muito mais ainda no plano ESPIRITUAL... Não seja PRESUNÇOSO, tão estulto em supor que está imune ao assédio das FORÇAS NEGATIVAS. Lembre-se de que o próprio Cristo foi assediado após os quarenta dias de jejum no deserto... Será que você é superior a Ele?
Através do trabalho profícuo, individual, em debelar para longe de si as coisas atinentes ao EU INFERIOR, de VENCER o ANIMISMO de cada um, é que a Igreja Expectante atinge o objetivo do seu IDEAL: ”Criar homens e mulheres conscientes de si mesmos”.
Não pretendo aqui, agora, fazer algum alerta APOCALÍPTICO, pois muito já se tem dito, até com alarde, sobre o que está para vir por aí. Pretendo, sim, levar um ALERTA individual a cada ser humano, a fim de que cada qual possa cumprir com seu DEVER em se aprimorar física, moral e espiritualmente. Se a maioria dos seres humanos se aprimorasse não haveria a necessidade da BRUTAL mudança que se espera.
Auguro-lhes, pois, um bom proveito no esforço da melhora individual e uma permanência constante nas reuniões e ESTUDOS da nossa Igreja. Especialmente agora, nas conturbações que estamos vivendo...