(Por Thoth, 3º Patriarca Expectante)
Por muito que se queira fazer nos diversos tipos de Iniciação, quase nada se pode realizar se o pretendente não tiver um profundo e sincero desejo espiritual. Se assim não for, acontecerá que mais tarde haverá rupturas, ou não prosseguimento, pois é preciso que esteja bem preparado para o estudo que será efetuado depois de certo treinamento e conhecimento através do “Líber Mundi”, o Livro do Universo, da Natureza em si.
E, para isso, se requer muita perseverança, observação constante, vigilância em todos os campos de ação...
Sendo assim, para que o candidato esteja sempre em condições, é preciso que, antes de procurar qualquer Iniciação, analise bem suas pretensões e a disposição de tempo e vontade, em primeiro lugar.
Iniciar-se em qualquer coisa, qualquer ordem Espiritual, pelo desejo de satisfazer uma simples curiosidade, ou por diletantismo, é cometer um enorme erro. Todavia, é válido não sendo uma vaidade pessoal, mas pelo desejo ardente de conhecer e estudar.
Há várias Sociedades Secretas, Ordens, Seitas que são mantidas pela inépcia das criaturas, que, na ilusão de obter prometidas facilidades para adquirir posição, vitórias sobre os outros, dinheiro, amores fáceis, vingança e muitas outras coisas oriundas do seu desejo anímico, entregam-se de corpo aberto, tornando-se, dessa forma, pasto de exploração dos que, charlatanescamente, aproveitam a oportunidade de tão fáceis presas, ocasionando dessa forma pessoas com desequilíbrio neuropsíquico pelas frustrações, decepções passadas, sentidas e vividas. E tornando-se, muitas vezes, através das dúvidas a que foram levados, indivíduos abstratos, descrentes e, posteriormente, combativos das “cousas” que, às vezes, para seu próprio bem e sua melhora, se apresentam como uma tábua de salvação e que são o tanto quanto possível Reais.
Proveniente a essas coisas e inúmeros outros fatores é que a Igreja Expectante procura SITUAR os que a procuram, dando-lhes plena possibilidade de ajuste, de recuperação através da lógica, do raciocínio sadio, abrindo-lhes um novo campo de análise, sem bitolas, sem preconceitos e de plena expansão.
E aos que, por diversos motivos, ainda não foram impulsionados a nos procurar, faço um apelo a sua consciência, convidando-o para um informal relacionamento, com o objetivo primário de procurar esclarecê-lo o tanto quanto possível nas suas dúvidas inerentes aos estudos Espirituais e a própria vida em si...
Na nossa Igreja talvez seja encontrado o objetivo de suas investigações, suas buscas, dentro da tranquilidade de uma fraternal convivência, sem finalidades no palco monetário, pois tudo é gratuito.
A Igreja Expectante não é limitada, não há restrições, nem mistificações, porque onde não existe o interesse financeiro as coisas são puras e simplesmente libertas, porque a atuação é dentro da sublime Lei da Fraternidade e do AMOR.
Porém, nós temos um sagrado objetivo para lhe exigir através da sua evolução: sua FELICIDADE. Porque se você conseguir ser o tanto quanto possível FELIZ, nós também seremos.