Pontos essenciais da doutrina do Buddha

Extraído de "La Iniciacion", publicação mensal do Grupo Independente de Estudos Esotéricos, dirigido por Sri Sevãnanda Swami, 2º Patriarca Expectante, em Montevidéu, Uruguai. Edição nº 37, maio de 1945.

ABSTENÇÃO DA MENTIRA - Nem para vantagem própria, nem para favorecer interesses alheios, nem para apoiar qualquer outra classe de interesses.

ABSTENÇÃO DO MURMÚRIO - O que foi ouvido aqui, não se repita ali, a fim de não causar discórdias e desconfianças; e o que foi ouvido ali não se repita aqui para não ocasionar confusões e ódios. Atuando assim, aproxima-se dos que estão distanciados e, mais que isso, consolida-se os que já estão unidos, tornando-se um instrumento de harmonização.

ABSTENÇÃO DE LINGUAGEM ÁSPERA - Pronunciar apenas palavras isentas de rispidez, agradáveis aos ouvidos, cordiais, corteses, complacentes, congratulatórias e elevadas. Quem não sabe usar um linguajar doce e amável para com os demais não está mesmo no Caminho. Uma palavra suave, afável e fraternal pode salvar uma vida e ensinar o Caminho a aquele que se perdeu.

ABSTENÇÃO DE CONVERSAS INÚTEIS - Há que falar oportunamente, de acordo com os fatos, e falar a propósito de coisas construtivas. O Buddha disse: "Ou a conversação se refere à Verdade ou se deve observar um santo silêncio".