Carregando...

Congresso Espiritualista para o Estudo da Reencarnação

Congresso Espiritualista para o Estudo da Reencarnação

La Iniciacion | nº 56 | Ano V (GIDEE)

Traduzido, adaptado, resumido, comentado e concatenado por Gérard, Sacerdote Expectante e Coadjutor do Matriarcado.
Texto baseado em "reportagem" de autoria de dois Martinistas, discípulos de Jehel (nome místico na época adotado por Sri Sevãnanda Swami, 2º Patriarca Expectante), publicada na revista mensal La Iniciacion, dirigida pelo Mestre e produzida pelo GIDEE - Grupo Independente de Estudos Esotéricos, de Montevidéu, edição de dezembro de 1946.

Faz 75 anos. De 1 a 3 de novembro de 1946, na sede da Confederaciòn Espiritista Argentina, em Buenos Aires, dez correntes de pensamento realizaram um evento (talvez?) inimaginável para os dias de hoje: o 1º Congresso Espiritualista para o Estudo da Reencarnação. Primeiro e único, provavelmente, pois desde então não se tem notícia de outro encontro dessa magnitude, transparência e ecumenismo dedicado a tema tão importante, natural, urgente, lógico e... negligenciado. Antes desse, o Mestre Papus (Gérard Anaclet Vincent Encausse) havia promovido na Paris de 1900 um Congresso Reencarnacionista.

O Lema do Congresso portenho aparece nas fotos: "A Reencarnação é o sentido da História". Na abertura, em Cadeia de União, expressando o ardente e puro desejo comum aos presentes, vocalizou-se a Invocação à Providência. Relatam os incógnitos autores que a Ave Maria se elevou, com a alma de todos, até os Planos desde os quais podiam descer Amor impessoal e Impessoal Devoção para imantar os trabalhos já potencialmente abertos. Confirmado presidente de honra do evento, o Dr. Jehel enalteceu o espírito fraterno ali reinante e, antes de dar início às atividades, elevou, em nome de todos os delegados, um pedido e um agradecimento aos Guias e Mestres de todas as Correntes reunidas.

Comissões previamente designadas organizaram por temas e selecionaram estudos científicos, filosóficos e religiosos. Regulamento aprovado, foi formada uma Comissão de Síntese para, entre tantos trabalhos de elevado interesse doutrinário, experimental ou aplicativo, definir que palestras deviam ser aprovadas como material de estudo, como matéria publicável, e quais deviam ser apresentadas durante o Congresso. Só uma foi separada por conter "linguagem áspera" contra uma Igreja, o que de nenhum modo cabia na orientação que se seguia.

Dado e traçado o plano, foram executados o Hino Nacional Argentino, o Hino da Juventude e o Hino da Reencarnação (letra do Sr. H. Mariotti, muito citado na reportagem), em interpretação do Coral da Sociedad Adelante. Em seguida, números musicais e poéticos foram apresentados e aplaudidos.

A COLABORAÇÃO entre correntes foi a principal característica daquela jornada que se estendeu por três dias, em pleno período dedicado às Almas e aos Finados, enriquecendo ainda mais o pano de fundo. E o motivo oculto do poder de seu conteúdo foi, sem dúvida, ter sido possível, de modo espontâneo, juntarem-se sociedades e fraternidades que, até aquele momento, pareciam representar correntes de pensamento concomitantes em sua finalidade, porém paralelas na aparência da ação. O Congresso mostrou e reforçou a efetividade que brota da inter-relação, do entusiasmo e atuação conjunta. Quanto ensinamento! O Dr. Jehel (Patriarca Sevãnanda) confessou num dos intervalos a alegria de estarem ali juntos e o sentimento de que "realmente se estava fazendo algo".

Sem contar as adesões de caráter individual, participaram servidores das seguintes instituições:

CORRENTE ESPÍRITA

Confederación Espiritista Argentina (Buenos Aires)
Sociedad Constancia (Buenos Aires)
Sociedad Espírita Cristiana Luz Y Progreso (Gerli)
Sociedad Espirita La Fraternidad (Buenos Aires)
Ateneo Cristiano Central Allan Kardec (Avellaneda)
Círculo de Estudios Progreso Espírita (Buenos Aires)
Asociación Adelante (Buenos Aires)
Círculo Payké (Buenos Aires)
Hacia el Progreso de Loberia (Buenos Aires)
Centro Espírita "El Nuevo Oriente" (Honduras)

ENTIDADES DE DIVULGAÇÃO DO ESPIRITUALISMO

Asociación Aurora (Buenos Aires)
Ateneo de Buenos Aires
Agrupación Labor (Buenos Aires)
Peña Espiritualista Amado Nervo (Buenos Aires)
Editorial Victor Hugo (Buenos Aires)
Grupo Independiente de Estudios Esotéricos (Montevidéu)
Centro Pitágoras (Matahuasi - Peru)

NATURISMO

Instituición Pro-Vida Naturista

ESPIRITUALISMO E ESTUDOS CRISTÃOS

Unión Internacional de Estudios Cristianos (Buenos Aires)
Asociación Cristiana Dr. Ovidio Rebaudi (Buenos Aires)
Movimiento Cristiano Unity (Buenos Aires)

BUDISMO

Maha Boddhi Sangha (Montevidéu)

PENSAMENTO TEOSÓFICO

Federación Americana Vanguardia Teosófica (Buenos Aires)

ILUMINISMO TIBETANO

Hermanos Asiáticos del Brillante Misterio (Montevidéu)

ILUMINISMO CRISTÃO

Orden Kabalística de la Rosa Cruz (Montevidéu)
Orden Martinista (Montevidéu)
Iglesia Católica Liberal

YOGA TRANSCENDENTAL

Ramana Ashrama (Montevidéu)

ILUMINISMO VÉDICO PURO

Suddha Dharma Mandalam (Montevidéu)


Portanto, dez vias de busca da luz CONVERGIRAM - que exemplo de união dos crentes! - com a particularidade de que cinco eram/são tipicamente ocidentais e fundamentalmente cristãs em direção a seu ápice CRÍSTICO, e outras cinco, tipicamente orientais, fundamentalmente ióguicas, em direção a sua cúspide VÉDICA: CRISTO-KRISHNA, KRISHNA-CRISTO. Mais equilíbrio na expressão humana e mais evidência de identidade com a Fonte de origem da oculta direção não era possível pedir.

Após todas as apresentações, ao término do terceiro dia, foi lançado o projeto de constituição de um COMITÊ PERMANENTE DE RELAÇÕES ESPIRITUALISTAS, bem como decidiu-se pela elaboração de uma lista provisória de bibliografia reencarnacionista, a ser completada pelo Comitê. Ainda foi aprovado o projeto de publicação de um livro com os conteúdos das palestras do Congresso. Escolheu-se, também, o dia 24 de Junho como o DIA DA REENCARNAÇÃO, já que é o Dia do Batismo, ou seja, da "imersão do espírito nas águas astrais", ou, em outra linguagem, dia da entrada do SOL em Câncer ("A Porta de Entrada das Almas" em nosso Universo...),  e por ser Festa Gnóstica, Cristã, Rosacruz etc. etc. etc., e estar situado antes do DIA DA ENCARNAÇÃO (Natal), e do Dia dos Desencarnados, no Calendário real que se inicia em 22 de março. Além de tudo isto, os congressistas votaram moções em prol da luta contra a prática de utilizar animais em testes de laboratório e para a supressão da pena de morte. Um grupo ficou de criar e enviar ao Comitê Permanente, recém formado, a BANDEIRA DA REENCARNAÇÃO, para estudo.

AS SETE CONCLUSÕES FUNDAMENTAIS DO CONGRESSO

1) O Espírito é Eterno;
2) A Reencarnação é real, evidente e verificável, tanto em forma experimental como pela via introspectiva;
3) Sem a Reencarnação nenhum modo de evolução formal ou energética é explicável;
4) A aceitação das premissas anteriores implica uma total renovação da base moral na conduta individual e coletiva;
5) A Reencarnação é o sentido da história por ser o meio do progresso;
6) A Reencarnação é a prova viva da Justiça de Deus;
7) A Reencarnação é o meio e suporte do ser em seu processo de reintegração à Origem Divina.

Como último ato, o Dr. Jehel ministrou a palestra "A Reencarnação impulsiona o progresso social e espiritual dos povos". Falando com a fluidez que lhe era peculiar, conseguiu colocar ao alcance de todos o mecanismo da reencarnação, principalmente em seu aspecto lógico através da escola da vida diária. Os conceitos mais transcendentais se converteram espontaneamente em claríssimos determinativos de um quotidiano renascer. Na sala, transfigurada pela esperança das palavras do orador, uma jovem senhora interpretou o "Largo de Handel", da ópera "Xerxes", cantando aquilo que as almas, depois de três dias de emoções, não tinham podido expressar de outra maneira. O conferencista recolheu e ofereceu a força-ambiente ao Alto e chamou a influência superior. Oficiando com o auditório um ato de serviço, pediu por um doente no qual o fogo profundo da vida não mais podia normalmente circular. Apelando à corrente da "luz de ouro", e à crística manifestação que o Mestre AMO atualizara aqui nesta Terra e prossegue despertando mais além, pediu que essa luz se derramasse por aquele corpo enfermo e sobre a plateia, vivificando seus desejos construtivos e mantendo sempre o fermento de sua superação.

Um deslumbrante clarão invadiu então a sala como um mar...Toda palavra parece vã daqui por diante.

Assim se encerrou o Congresso visível, em meio ao fervor dos presentes e da decisão de muitos, de seguir trabalhando pela continuidade de suas consequências. Mas a influência invisível persiste e fortifica o impulso recebido com a sua criação, assim como mantém os laços entre seus componentes e todos os que tiveram a sorte de participar.

Compartilhar: