Por Thoth, 3º Patriarca Expectante.
Um atormentado estado de insônia levava-me a ficar acordado até quase o raiar do dia. Isso sem levar em conta que vivo há muitos e muitos anos dormindo só quatro horas por noite. Esporadicamente, consigo atingir cinco horas, o que para mim ultrapassa o habitual. Mas, na noite referida, apesar de achar a insônia atormentadora, fui agraciado com um tema cheio de arguições pessoais para meditar: A INCONSTÂNCIA...
Ser inconstante é possuir os predicados dos seus sinônimos: “volúvel, variável, mutável e infiel”.
Milhares e milhares de criaturas, às vezes, são despertadas por intensos desejos de foro íntimo, de atingirem suas evoluções Espirituais. Repletas desses desejos, lançam-se com euforia em busca dessa realização.
Ó ignotas criaturas que, sem um preparo específico, ouvem o clamor dos seus espíritos convidando-os a procurar o aprisco do Bom Pastor. Ó incautos seres que, emaranhados nas teias de Maya, deixam-se levar por infindas promessas falazes, achando que tudo pode ser adquirido por meio de contribuições ou pagamentos de alguma forma.
Pobres de espírito são os seres que ouvem o clarim do despertar e fazem ouvidos moucos ao divino chamado... Alerta! Sus! Abram suas mentes, seus corações e atendei o convite para o grande ágape no dia de seu Real despertar... Jesus, quando escolheu seus discípulos, não os fez entre os doutos, mas, sim, foi buscá-los entre os humildes, entre os “aparentemente” ignorantes, porque eles eram os que estavam “prontos” para exercer o apostolado. E todo aquele que está “pronto” atende sem relutância e não tem “inconstância” em seguir na Obra. O Mestre Amo Philippe diz:
“Os Apóstolos eram os Profetas do Antigo Testamento. Eles vieram para atender o Messias, mas tinham o conhecimento da antiga Lei. O Cristo deu a Paz a seus Apóstolos e os fez acreditar que NADA eram, porque, se pensassem que eram muito, eles se achariam fortes demais e o ORGULHO os teria seduzido”.
Matemos a INCONSTÂNCIA que possuímos, cuja, é idêntica a das falenas noturnas (mariposas), pois elas são o retrato daquilo que somos, porque vivemos atraídos pelas luzes que se nos apresentam e não nos apegamos a nenhuma. Claro que existem raras exceções... Assim, são VOLÚVEIS todos os seres que não se SITUAM em alguma coisa...
E a INCONSTÂNCIA leva o homem a ser um INQUIETO. Dessa forma, o inquieto está sempre procurando, buscando...
Vejamos o que nos diz o amado Mestre Sevãnanda:
... “Dentro da enorme massa que compõe esta humanidade visível existem milhões de inquietos.
O fato é que, se observarmos os Inquietos, veremos que, ao nascer tal inquietude, ela se dirige para um desses quatro (4) rumos:
SABER — (compreender, analisar, catalogar, comparar, sintetizar, aplicar)
CRER — (obedecer, AMAR, respeitar, orar, pedir, venerar, superar-se, humilhar-se)
ATUAR — (orientar, decretar, aplicar, modificar, transformar, melhorar etc.)
CRIAR — (incluir, captar, conceber, plasmar, expressar, traduzir, transmitir)
Os significados que anotei entre parênteses não são os únicos, nem são os mais importantes, talvez. Mas são típicos de cada umas das vias que o inquieto segue. E são, outra vez, as quaro faces da eterna pirâmide: Ciência — Religião — Filosofia — Arte. E é bem certo que ninguém alcançará a REALIZAÇÃO sem haver equilibrado dentro de si estes aspectos”.
Porém, em sua busca permanente, ele chegará à conclusão que: Algum dia terá a necessidade de se SITUAR, e ali fará o seu epicentro, onde irá empregar todo o seu conhecimento em um trabalho profícuo, em aplicar com denodado esforço a síntese dos seus conhecimentos para beneficiar a humanidade, aplicando a chave magna como ponto convergente de todas as coisas: O Amor!... Aqui, o Amor, trabalhado dessa forma, não estará limitado e restrito ao DESEJO PESSOAL, mas, sim, será totalmente ILIMITADO, IMPESSOAL e extraordinariamente abrangente...
Quando tudo atinge esse ponto a INCONSTÂNCIA não mais existe.
Mas, lamentavelmente, como sói acontecer (como é comum ocorrer), às vezes tudo começa bem. Porém, as coisas feitas superficialmente, e o terreno não sendo bem preparado, e o joio não sendo extraído, é óbvio que aos poucos a VAIDADE, o ORGULHO irão medrar nos corações. Então, a queda da criatura será fragorosa, estonteante e desoladora! Lembrem-se do Anjo decaído!... E tudo retorna a ser como no princípio... Novas lutas, novas buscas. Porém, agora, ferido pelas decepções ocasionadas pela negligência da INCONSTÂNCIA, o sofrimento será maior. E o inquieto estará desiludido, procurando aquilo que teve em suas mãos e que perdeu por não saber COMPREENDER e SENTIR que onde estava era seu CAMINHO!