Carregando...

A Oração do Orador

A Oração do Orador

Dedicada ao Venerável Irmão Jehel (Presidente do Conselho da Ordem Martinista na América do Sul, mais tarde Sri Sevãnanda Swami, 2º Patriarca da Igreja Expectante)
Por Maya, S. I.

Vir bonus, dicendi peritus.
(Homem de bem, perito em falar.)

Nota do tradutor: Segundo Quintiliano, o perfeito orador deve aliar virtude, honestidade de vida à perfeição oratória.


O pensador abre sua mente. Aquele que ora, qual um poeta, abre seu coração. O pensador é profundo em seu silêncio e silencioso de sua profundidade: é o imenso céu povoado de estrelas que se mostra e que se oferece a ser decifrado.
Aquele que ora traduz o coro celestial e em ondas sonoras recita a Canção da Lua e do Sol, do fogo e do alvorecer.

O pensador ama a liberdade e vive na montanha; o que ora rende culto ao amor e desce ao vale. O pensador, do cume, sabe o sentido da Palavra misteriosa.
O que ora condensa e pronuncia, em simbólica e mágica oratória, o eternamente inexprimível.

O que ora sente e sonha cantando, primeiro para si mesmo e logo aos demais, a maravilhosa viagem ao Invisível, deixando cair, ao seu regresso, as sementes e pedras preciosas de suas descobertas.

O que ora é o grande justiceiro em seu canto de admiração pelas almas superiores, e, evocando gênios, santos e sábios, é uma ponte de união; é o grande refletor do azul infinito, e das suas profundezes faz uma tradução de harmonia e cor.
É o grande sacerdote que canta para a ciência, arte e religião; para a Sabedoria, Beleza e Verdade.

Orador! És pomba branca em cujas místicas plumas chega ao tesouro hieroglífico da oração e por cujo pico de ouro flui o Saber de Deus.

Orador! De pé ou de joelhos, de mãos juntas ou de braços em voo de cruz, corre por tuas veias o sangue do Senhor.

Orador! Estrela dourada marcada na testa, por meio de ti fala o Mistério; pensamentos e desejos humanos se sublimam no rítmico fluir de tua oração.

Orador! És o grande alquimista que transforma a reza em pedra filosofal, que transmuta o chumbo em ouro e que passa do efêmero ao eternamente imortal.

Orador! És o grande cantor, és o eco sensível de mensagens inaudíveis, eco que traduz ao amanhecer os arcanos que a noite confiou à tua alma à luz da eternidade.

Orador! Tua oração em gestos medidos e rítmicas palavras são mantras de poder e de magia, de encanto e invocação.

Orador, que abandonas teu proveitoso silêncio, em que assimilas o sentido profundo dos símbolos revelados por vozes siderais à tua mente e a teu ardente coração!

Orador, alquimista e cabalista, libertador de sonhos e aspirações que voam com asas de luz; melodia inspiradora da Grande Obra a realizar, sinfonia divinamente iluminada e plena de serenidade.

Orador! Tua oração destila esperança, fé e caridade; tua oração é poder e vontade viva convertida em força positiva e criadora; Tu és vida em sua máxima expressão; és o homem que se faz Deus.

Orador! Anunciador de gênios, sábios, santos e deuses!

És semeador de vida, liberdade e amor; e carregas a Graça Divina ao pronunciar tua oração.

Compartilhar: