As Vias Iniciáticas da Igreja Expectante e
A Grande Ordem dos Cavaleiros de Philippe de Lyon

São duas as vias iniciáticas da Igreja Expectante:

• Dedicação interna – Monges e Monjas.

• Dedicação à sociedade para o Discípulo Externo. Nesta via é que se encontra A Grande Ordem dos Cavaleiros de Philippe de Lyon. Apesar de ser uma via ligada à Igreja Expectante, seus membros podem ou não ser iniciados na mesma.

A Grande Ordem surgiu de um encontro de sacerdotes da Igreja Expectante em Natal, Rio Grande do Norte, com o intuito de pôr em ação essa via idealizada pelo Mestre Sevãnanda e colocada em prática no Patriarcado de Thoth, sucessor do Mestre Sevãnanda no tocante à Igreja Expectante.

Na noite de Plenilúnio do dia 19 de julho de 1986, em Natal-RN, no Templo Cedaior volante (trailer), acatando a idéia do grupo local, que tinha como dirigente o Sacerdote Saulo, lavrou-se em Ata, de nº 23, a sugestão de fundação da Ordem dos Cavaleiros, que se efetivou no dia 17 de agosto de 1986, quando a Igreja completava 67 anos de fundação.

São quatro as condições para tornar-se membro da ordem:

1.   Ser livre e de bons costumes – Homens e  mulheres que preencham esses requisitos são aceitos, pois julgamos que a forma física é temporal e que o ser humano, independentemente de sexo, é uma centelha do Pai;

2.   Ser maior de 18 anos, ou menores com aquiescência dos pais;

3.   Ser Cristão;

4.   Estar em contato com a Igreja para ensinamentos, instrução, publicações e comunicados da Ordem.

São três os graus da ordem:

1ºGrau Cavaleiro Solidário   - Em loja, portará no peito, do lado esquerdo, uma flâmula branca com uma rosa vermelha;

2ºGrau – Cavaleiro Fraterno   - Flâmula branca com uma rosa amarela;

3ºGrau – Cavaleiro da Ordem - Flâmula roxa com uma rosa branca.

Dentro d’A Grande Ordem dos Cavaleiros de Philippe de Lyon só são reconhecidos e legítimos esses três graus.

A GOCPL trocou insígnias com outras ordens, porém esses agraciados não estão habilitados a sagrar novos cavaleiros, a não ser que sejam Sagrados cavaleiros em loja regular e constituída.